07/03/2016

Parabéns você foi enganado!


Parabéns, você foi enganado! Em uma semana marcada por escândalos no Brasil, não é de se espantar que mais uma “fraude” tenha sido descoberta. Ok, descoberto é um termo muito forte, afinal de contas todos já sabiam que isso iria acontecer, mas diga com sinceridade. Alguém está realmente se importando com a última rodada da primeira fase do campeonato estadual do Rio de Janeiro?
Foram oito rodadas para definir absolutamente nada. Com 16 participantes, divididos em dois grupos de oito, onde metade deles seguirão para a fase que indicará os finalistas e a outra metade decidirá quem disputará o descenso. Resumindo, até aqui os torcedores do Rio de Janeiro perderam tempo e foram feitos de bobos.
Certamente você está pensando, “mas o Fluminense ainda não está garantido”. Minha resposta é simples. Mesmo com uma das piores campanhas de sua história, ainda acho pouco provável que ele fique de fora da Taça Guanabara, que no passado gozava de muito mais prestígio do que estamos vendo agora. Ainda assim, se ele se classificar, chega zerado na próxiama etapa, da mesma forma que seus rivais. 
A verdade é que o campeonato deveria estar começando pra valer agora. Imagine se todos os grandes clubes cariocas pudessem estar entrosando seus elencos, realizando excursões rentáveis e preparando fisicamente seus atletas para a dura temporada que virá pela frente. Usando o próprio Fluminense como exemplo, neste curto espaço de tempo ele já perdeu seu principal jogador, Fred, para uma lesão muscular e trocou seu treinador, já que o mesmo se mostrou incapaz de organizar o time neste tempo.
Diante de uma visão comercial, não existe nenhum argumento sensato que justifique a realização do campeonato do Rio de Janeiro neste formato, onde ninguém consegue lucrar, exceto é claro, a Federação.
Nem mesmo a justificativa de que os times pequenos precisam desta competição se sustenta, afinal de contas não há no mundo alguém capaz de apontar um desses clubes que possa dizer estar vivendo uma fase rentável ou que não esteja totalmente quebrado.
Até mesmo para as tradicionais entidades do Rio de Janeiro, que já revelaram tantos craques ao longo dos anos, seria mais interessante ter um torneio mais valorizado, bem distribuído ao longo do ano, que servisse de seletiva para a fase final com os grandes. Afinal assim poderiam se programar melhor, oferecer um planejamento atraente para os atletas e patrocinadores.
Ou os clubes tomam as rédeas da situação ou a Federação seguirá sendo a única a ver o campeonato estadual como algo interessante e muito rentável.  

Fonte: Rodrigo  Calvozzo / Goal

0 comentários:

Postar um comentário