10/05/2016

Dos 12 técnicos campeões brasileiros nos últimos 20 anos, 9 não estão na edição 2016


O Campeonato Brasileiro começará no próximo sábado esvaziado de técnicos que já ergueram a taça mais importante do país. Considerando os profissionais vencedores nos últimos 20 anos, ou seja, desde 1996, nove não vão estar na atual edição.


Os nomes ausentes são: Abel Braga, Andrade, Antonio Lopes, Emerson Leão, Geninho, Joel Santana, Luiz Felipe Scolari, Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo.
Abel Braga está no Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Andrade dirige o Jacobina-BA. Antonio Lopes é gerente de futebol do Botafogo. Leão não comanda um clube desde 2012. Geninho está no ABC. Joel Santana e Marcelo Oliveira estão desempregados. Scolari treina o chinês Guangzhou Evergrande e Luxemburgo, o Tianjin Songjiang.
Além deles, desde 1996 foram campeões também Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho e Tite, todos presentes no torneio deste ano (leia mais abaixo).
A lista de campeões ausente aumenta se considerar os treinadores que estão vivos, embora alguns não estejam mais em atividades.
Nesta lista, há nomes como Nelsinho Baptista, Paulo César Carpegiani, Carlos Alberto Parreira, Carlos Alberto Torres, Pepe, Evaristo de Macedo, Carlos Alberto Silva e Nelsinho Rosa. De todos eles, apenas o primeiro continua em atividade, está treinando o japonês Vissel Kobe.
RAIO-X DA ATUAL EDIÇÃO
Levando-se em conta todas as edições do Campeonato Brasileiro, a edição desta temporada também terá outro fato. Apenas quatro dos 20 treinadores da disputa tiveram o gostinho de gritar 'é campeão'.

Um deles é recordista entre os profissionais no torneio: Muricy Ramalho. O comandante do Flamengo foi tricampeão com o São Paulo (2006, 2007 e 2008) e levantou uma taça com o Fluminense, em 2010. Tem ainda dois vices, com o Inter (2005) e o São Paulo (2014).
Tite, técnico do Corinthians, tem duas taças: 2011 e 2015 (ambos pelo clube que ele comanda hoje). Já Oswaldo de Oliveira, do Sport, ganhou com o Corinthians, em 1999. E Paulo Autuori, do Atlético-PR, foi campeão com o Botafogo, em 1995.
Entre os 16 que nunca venceram, estão nomes experientes como Cuca (Palmeiras), Givanildo Oliveira (América-MG), Ricardo Gomes (Botafogo), Levir Culpi (Fluminense), Dorival Júnior (Santos) e Vagner Mancini (Vitória).
Dois estrangeiros tentarão a sorte neste ano: o argentino Edgardo Bauza, do São Paulo, e o uruguaio Diego Aguirre, do Atlético-MG.
Na disputa há ainda Guto Ferreira, da Chapecoense, Gilson Kleina, do Coritiba, Geraldo Delamore, do Cruzeiro, Vinícius Eutrópio, do Figueirense, Roger Machado, do Grêmio, Argel Fucks, do Internacional, Eduardo Baptista, da Ponte Preta e Milton Mendes, do Santa Cruz. 
A primeira rodada será sábado com os seguintes jogos: Flamengo x Sport, Palmeiras x Atlético-PR, Atlético-MG x Santos e Coritiba x Cruzeiro.
Fonte: ESPN

0 comentários:

Postar um comentário