Na visão dos torcedores, o Campeonato Brasileiro é o torneio nacional mais disputado e, ao mesmo tempo, o que mais peca na organização. Para eles, a principal disputa do país necessita de melhorias como seguir o calendário internacional.
A conclusão é resultado de uma pesquisa realizada pela Octagon, agência especializada em esportes, entretenimento e marketing, e que a ESPN obteve acesso com exclusividade.
A agência encaminhou um questionário por e-mail para uma base formada por 540 pessoas nas últimas semanas, sendo que, entre os que responderam, a maioria corresponde a homens (88,3% do total) com idade entre 25 e 34 anos (68,5% do total).
A pesquisa teve como intuito mapear os hábitos de consumo do torcedor, as preferências e as opiniões sobre o Brasileiro, além de sugestões de melhoria.
O resultado final apontou que os fãs consideram o torneio bastante disputado, mas, apesar do uso de arenas modernas, é pouco organizado, com problemas de comunicação e necessita de alguns ajustes. Entre os quais citaram a preferência pela criação de uma liga gerenciada pelos clubes e independente da CBF para organizar a competição e a presença de mais emissoras transmitindo as partidas do campeonato.
Já quando questionados se o calendário deveria seguir o padrão internacional, 51% concordou. Hoje, o Brasileiro não é interrompido nas datas-Fifa - quando jogadores são convocados para a seleções nacionais e os clubes ficam desfalcados.
Ao sugerirem melhorias os entrevistados também citaram a necessidade dos jogos terem um nível mais alto, embora vejam que é relativamente menos importante nivelar os clubes para garantir maior competitividade. Ou seja, a conclusão neste caso é que a paixão pelo clube é maior em relação ao esporte e ao campeonato.
APOIO AO PRÓPRIO CLUBE
Questionados como pretendem acompanhar o campeonato (e não o clube de coração) as respostas foram (pela ordem): ao vivo pela televisão; ao vivo pelo estádio; acompanhar os resultados após o jogo e ao vivo pela internet.
Quando questionados onde costumam assistir aos jogos quando não estão no estádio as respostas foram (pela ordem): em casa, sozinho; em casa, com a familia; em casa, com amigos; em bares; na casa de amigos; pela internet (celular/notebook/tablet) e em eventos (churrasco e festas).
Os torcedores também listaram os motivos que o fazem aderir aos programas de fidelidade. As respostas foram (pela ordem): prioridade em compra e desconto em ingressos para jogos; contribuir financeiramente para o fortalecimento do time; descontos em produtos oficiais do time; descontos em produtos e serviços de parceiros oficiais do time e promoções e experiências exclusivas.
Já os times mais bem avaliados no torneio foram o Corinthians, o último campeão, o Atlético-MG, que ficou com o vice na temproada passada, e o Palmeiras.
Fonte: ESPN
0 comentários:
Postar um comentário